Unidades de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior
Na sequência do Projeto UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), destinado a apoiar a conciliação entre o desporto e a escola para jovens a frequentar o ensino secundário, o Estado Português decidiu alargar o Projeto a estudantes do ensino superior. Para tal havia a necessidade de dar uma identidade própria mas que não fugisse à matriz original.
Partindo da letra U (de universitário) e simplificando a sua forma, chegámos a uma representação gráfica que, não perdendo a sua identidade, pode ser vista como uma simplificação do escudo de Portugal.
O escudo serve para identificar os melhores de nós. Os que representam o país. Aqueles que, através do desporto, atingem a glória. Para atingir esse fim conciliam um conjunto de vetores que influenciam o seu dia-a-dia enquanto estudantes e atletas. Esses vetores surgem na sua vida como elementos distintos e desordenados,… inesperados (daí os vetores díspares que cruzam o escudo).
Simbolizando a glória na conquista dos objetivos (académicos e desportivos), surge a simplificação do ramo de oliveira que atravessa os vetores e domina o escudo aglutinando a aparente desordem.
- IPDJ, IP2024